segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

História

Evolução da Comunicação Humana e dos Meios de Comunicação. 

     O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento. Todas as datas que sabemos sobre a evolução da comunicação são datas presumidas, sem muita exatidão, mas é necessário afirmar que ela sempre existiu. Durante a Pré História (período que antecede a escrita) a comunicação humana se dava basicamente com desenhos e pinturas.                                                                                      
      A transição da Pré-história para a História se dá no final da Idade dos Metais, que foi por volta de 4.000 A.C. Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito.                                                                                         
   Agora chegamos a História que é assim chamada, porque através dessa época é que temos uma real noção de como o homem vivia e se comunicava o que pensava e o que sentia em relação ao mundo ao seu redor.

      Se o surgimento da escrita marca o início da história, a invenção da técnica de imprimir ilustrações, símbolos e a própria escrita, promove a possibilidade de tornar a informação acessível à um número cada vez mais crescente de pessoas, alterando assim o modo de viver e de pensar de uma sociedade. Passamos por grandes invenções, como jornal que data o seu primeiro exemplar de 59 A.C., em Roma, por Julio César.                                   
      Mas, o homem, ainda conseguiu inovar a disseminação de idéias com a invenção do rádio, com sua primeira transmissão datada de 1.900, que foi um marco na história, pois ao contrário do jornal, as ondas do rádio tinham um alcance e velocidade muito superiores.  
   O passo seguinte foi o surgimento da televisão, em 1924, que era a junção dos componentes gráficos de um jornal, como imagens e figuras, com os componentes de áudio do rádio, a fala, sendo assim possível ver imagens em movimento juntamente com o áudio.                                                         Na era da Tecnologia o computador é o carro chefe, pois no início, em 1943, ele era uma máquina gigantesca, de cálculos, que ocupava uma sala inteira, passando por transformações, e, em 1971, surgiu o primeiro micro computador.  
     Desde então o homem não teve limites para sua evolução, saindo dos computadores gigantescos chegando aos computadores portáteis e até os de mão, que não são somente máquinas de cálculo e sim abrangendo as mais variadas funções. Andando lado a lado com a evolução dos computadores, está a Internet, que nem sempre foi assim, na verdade, ela foi desenvolvida, em 1969, para fins militares, na época da Guerra Fria, e não passava de um sistema de comunicação entre as bases militares dos EUA, com o nome de ArpaNet.                                                                                                                       
      Foi em 1971 que A internet passou a ser usada por acadêmicos e professores universitários, principalmente nos EUA, onde os mesmos trocavam pensamentos e mensagens, passando a ser denominada como Internet. A popularização da rede se deu no ano de 1990, tornado-se gradativamente no que conhecemos, e hoje,  tornou-se uma fonte de conhecimento, interatividade, diversão e  de comunicação.

                                                                            
Fontes:
www.pt.wikipedia.org
www.kplus.com.br
http://br.geocities.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Linda Flor

Uma Linda Flor
Lembrança de Faxinal do Céu.

Avaliando a Educação Brasileira é coerente afirmar que é mais eficiente o ensino:

É comum observar um elevado índice de Stress nos profissionais de Educação. Ao que você atribui este alto índice?